Esta atividade deverá ser desenvolvida em dois momentos, um em grupos de no máximo sete alunos, mas apenas um de cada grupo falará na audiência, e outro individualmente (carta). O porta voz do grupo será escolhido na hora pelo professor, portanto todos deverão estar preparados,inclusive caracterizados, para conduzir a opinião do grupo.

O grupo deverá tomar uma posição a favor ou contra este projeto dentro da perspectiva do seu personagem, apresentando argumentos convincentes para defender o ponto de vista de um dos seguintes personagens:

v     Morador da margem do rio na região que será transposta.

v     Morador da área de seca por onde o rio irá passar.

v     Biólogo ambientalista.

v     Representante político.

v     Representante das grandes empresas beneficiadas com a transposição.

v     Morador de outra região do país diferente da área de abrangência do projeto.

Para sua argumentação você deverá buscar informações nas fontes citadas.

É importante lembrar que no momento da apresentação a caracterização, ou seja, o figurino deve estar de acordo com seu personagem.

Depois da audiência, você escreverá uma carta de no máximo uma folha para o Ministro da Integração, e enviará para o e-mail do professor.