PROCESSO

Para executar a tarefa, a turma deverá se dividir em três grupos, queforam sequencialmente numeradas.

Para otimizar a tarefa, o processo foi dividido em três blocos de atividade.

Bloco de atividade 1:

Num primeiro momento, todos assistirão ao filme Amazonia em Chamas, para se situarem ao assunto ao qual se trata a tarefa proposta. Posteriormente os três grupos serão sorteados em 1, 2 e 3, sendo cada um deles respectivamente:

1 Ambientalista:

Você é um ambientalista que vive em uma pequena comunidade da floresta Amazônica. Apesar de seu sustento ser basicamente do látex extraído da seringueira, você se preocupa também com a preservação de outras espécies de plantas. Sabe da importância das propriedades farmacêuticas que essas plantas possuem além da relação ecológica que as mesmas têm com espécies animais. Portanto, a floresta não representa para você apenas uma fonte de renda, mas, também assume um caráter sentimental.

2 Empresários e pecuaristas:

Você é um pecuarista que necessita extremamente de seu trabalho para garantir o sustento de sua família. Por você ter nascido em uma cidade que se localiza na floresta amazônica, você acredita que tem direito de explorar um pedaço da região além de ter a convicção de que não está causando nenhum mal a floresta desempenhando tal atividade.

3 Platéia:

Você é um cidadão brasileiro que se preocupa e se interessa pelas principais causas do seu país. Você teve conhecimento de que a prática pecuarista está sendo cada vez mais utilizada no norte do Brasil, especificamente na região da floresta amazônica. Por ser uma pessoa curiosa e que gosta de se manter informada , resolveu participar de um comitê de audiência para sanar suas dúvidas sobre esse assunto e dessa forma poder formar sua própria opinião sobre o mesmo. É importante salientar que para obter tais informações e certificar de que todas suas duvidas sejam esclarecidas, você previamente anotou vários questionamentos para serem discutidos pelos participantes do comitê.

Bloco de atividade 2:

Para consumar o juri simulado, precisarão conectar à Internet, navegando na World Wide Web, com intuito de pesquisar através das fontes.
Os alunos deverão fazer anotações em bloco de notas com todas informações que acharem convenientes a seus respectivos discursos no juri simulado.
Posteriormente os alunos deverão imprimir os dados obtidos para auxilio.

Bloco de atividade 3:

No terceiro momento a sala se organizará em forma de comitê de audiência para realização do juri simulado, explicitado na tarefa.