Para a elaboração da tarefa, o aluno deverá recolher dados na internet que complementem as informações já transmitidas na introdução do trabalho para serem usadas como argumentos para uma conscientização ambiental.

Tais dados podem ser estatísticos quantitativos ou qualitativos, previamente estudados por outras pessoas e que estejam disponíveis on-line.

Depois de recolhidos os dados, o aluno irá montar a cartolina com título e frases contra a poluição, usando a pesquisa por ele feita.

Transcritas para a cartolina, as informações serão divulgadas em escolas, o aluno, com auxílio dos pais, se preciso for, entrará em contato com alguma instituição do bairro em que mora e explicará, para alguma classe, como se portar diante dos problemas que afligem a população em termos de poluição e como amenizá-los.