Introdução

Dá-se o nome de poluição a qualquer degradação (deterioração, estrago) das condições ambientais do local (habitat) onde uma espécie, um indivíduo vive.

É uma perda, mesmo que relativa, da qualidade de vida a partir de mudanças ambientais.

 

São chamados de poluentes os agentes que provocam a poluição, como um ruído excessivo (seja de uma música alta ou barulhos de obra), um gás nocivo na atmosfera, detritos que sujam os rios ou praias ou ainda um cartaz publicitário que degrada o aspecto visual de uma paisagem. Seria possível relacionar centenas de poluentes e os tipos de poluição que ocasionam, mas vamos nos ater a três tipos de poluição:

 

Poluição da água:

Considerada a poluição mais severa. Com a modernidade, os homens passaram a despejar na água uma grande quantidade de elementos que não são biodegradáveis, ou seja, não são decompostos pela natureza.

Tais elementos - por exemplo, os plásticos, a maioria dos detergentes e os pesticidas (usados para combater pragas nas lavouras e hortas) - vão se acumulando nos rios, lagos e oceanos, diminuindo a capacidade de retenção de oxigênio das águas e, consequentemente, prejudicando a vida aquática, causando a morte de milhares de seres.

 

Poluição atmosférica (do ar)

A poluição atmosférica caracteriza-se basicamente pela presença de gases tóxicos e partículas sólidas no ar. As principais causas desse fenômeno são a eliminação de resíduos por indústrias e a queima de carvão e petróleo em usinas, automóveis e sistemas de aquecimento doméstico.

O ar poluído penetra nos pulmões, ocasionando o aparecimento de várias doenças como a bronquite, a asma e até o câncer pulmonar.

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, o desmatamento das florestas causa a queima e a eliminação de gás carbônico, que é altamente prejudicial e ainda colabora para o que se chama de ‘efeito estufa’.

Outra importante conseqüência da poluição atmosférica é o surgimento e a expansão de um buraco na camada de ozônio, que se localiza na atmosfera.

O ozônio é um gás que filtra os raios ultravioleta do Sol. Se esses raios chegassem à superfície terrestre com mais intensidade provocariam queimaduras na pele

que poderiam até causar câncer, e destruiriam as folhas das árvores.

 

Poluição do solo

É da terra que retiramos nossos alimentos em grande quantidade. Para que seja retirada quantidade suficiente para atender às necessidades da população, o solo deve ser fértil, ou seja, deve ser saudável e produtivo. Quando é poluído, os alimentos nele cultivados ficam contaminados, impedindo a população de se alimentar.

A poluição do solo tem como principal causa o uso de produtos químicos na agricultura chamados de agrotóxicos. Eles são usados para destruir pragas e até ajudam na produção, mas causam muitos danos ao meio ambiente.

 

Poluição Industrial