Introdução

A palavra recurso significa algo a que se possa recorrer para a obtenção de novos instrumentos.

Os recursos renováveis são aqueles que podem crescer novamente numa vida ou que podem ser utilizados sem esgotar permanentemente os recursos. Os recursos não-renováveis não podem ser feitos novamente nesse espaço de tempo. Uma árvore é considerada um recurso renovável, uma vez que pode crescer até ao pleno desenvolvimento em 70 a 80 anos (dependendo das espécies). O ouro é um recurso não renovável

O homem recorre aos recursos naturais, isto é, aqueles que estão na Natureza, para satisfazer suas necessidades.

No Ecossistema Planeta-Terra há uma troca constante de recursos naturais entre os seres vivos.

Os recursos naturais, após seu uso, podem ser renováveis, isto é, voltarem a ser disponíveis, ou não renováveis, isto é, nunca mais ficarem disponíveis.

A flora (vegetais) e a fauna (animais) são exemplos de recursos naturais renováveis: uma planta ou animal podem ser reproduzidos, "teoricamente", de forma infinita, a partir de seus "pais".

Os minerais, como por exemplo, o minério de ferro, estão classificados de recursos naturais não renováveis, outro exemplo é o petróleo e, se são não renováveis é porque, após seu uso, um dia, irão se esgotar no Planeta.

Conservar e Preservar - Conservar os recursos naturais implica em usá-los de forma econômica e racional para que, os renováveis não se extingam por mau uso e os não renováveis não se extingam rapidamente.

Desde que, num plano de manejo adequado, exista e se previna a ação antrópica (do homem) nociva, a perpetuidade do recurso natural renovável pode, teoricamente, acontecer.

Desde que se recicle convenientemente o recurso natural não renovável, a economia advinda possibilitará a dilatação do prazo de existência desse recurso na natureza.