PROCESSO

Para que a tarefa possa ser concluída, você deverá seguir algumas etapas que estão devidamente numeradas.

Perfil e rotina dos personagens os quais o cardápio será montado:

Atleta

Criança

Idoso

Adriana, uma ginasta de 17 anos, que pesa 57 Kg, tem 1.55 de altura e tem uma dieta acompanhada por um nutricionista. Pela manhã toma um café balanceado e vai para o treino. No almoço come somente alimentos muito saudáveis, faz uma pausa e mais tarde ela vai para uma academia de ginástica fazer musculação e natação. Faz um lanche e à noite ela vai novamente para o treino para garantir boas medalhas. Nos horários vagos ela faz yoga.

Aninha, uma criança de 10 anos, que pesa 50 Kg e tem 1.50 de altura, é uma estudante que leva uma vida sedentária, é obesa e tem colesterol alto. Sua mãe é muito descuidada com relação a sua nutrição. Faz todas suas vontades e então Aninha come muitas guloseimas fora de hora, ingere alimentos calóricos e gordurosos. Não pratica nenhum tipo esporte. Chega da aula com muita fome e almoça, dorme depois do almoço e ao acordar ataca os armários atrás de doces. Fica em frente ao computador e da TV por toda a tarde. A noite janta e dorme.

Senhor Astolfo, é um vovô muito ativo de 74 anos, que pesa 80 Kg. Tem 1.75 de altura, tem problemas cardíacos e é diabético. Ao acordar toma seu café da manhã bem reforçado e logo sai para sua caminhada diária. Ao retornar toma um banho, faz um pequeno lanche e assiste TV até chegar a hora do almoço. Ao entardecer vai para um encontro de idosos onde realizam diversas atividades, como dança, jogos, dentre outras. Esse encontro ocorre três dias na semana. Nos dois dias restantes ele vai para hidroginástica se exercitar.

1)    Dividir a sala em grupos de 4 alunos;

2)      Cada grupo deverá montar um cardápio saudável, com 6 refeições diárias, como se fosse um nutricionista, para cada personagem de acordo com os perfis acima e justificá-lo;

3)      Para montar os cardápios utilize os links dados.

4)      Cada grupo deverá antecipar os problemas de saúde que os personagens 2 e 3 venham a ter se não tiverem uma dieta balanceada.