Introdução

                A educação sexual é um tema que deve ser muito abordado ultimamente, pois os adolescentes vem iniciando atividade sexual cada vez mais cedo e nem sempre estão preparados para as conseqüências que essa prática pode causar em suas vidas
         
          Um dos principais prob
lemas enfrentados por estes jovens que iniciam prematuramente a atividade sexual é o grande risco da gravidez indesejada. Um a cada quatro bebês que nascem no Brasil são filhos de mães com idade entre 10 e 19 anos. Além dos riscos biológicos para a mãe e para a criança, a gravidez na adolescência também traz transtornos emocionais e econômicos para os núcleos familiares onde ela ocorre. Muitas jovens ao se depararem com o fato de estarem grávidas apelam para o aborto como uma tentativa de fuga, sentem-se apavoradas com a atitude que os familiares poderão tomar diante deste fato, mais muitas delas não sabem o risco que estão correndo, além de que passam a carregar tal culpa pelo resto de suas vidas.
       
         Um outro problema da iniciação sexual sem as devidas informações é a possibilidade de contrair doenças sexualmente transmissíveis (DST).

           
               Doenças sexualmente transmissíveis, antigamente chamadas de doenças venéreas, são aquelas que você adquire ao ter contato sexual (vaginal, oral ou anal) com alguém que já tenha DST. Causadas por várias bactérias e vírus, mais de 20 doenças sexualmente transmissíveis afetam homens e mulheres. Ainda que algumas doenças sexualmente transmissíveis tenham cura, outras acompanham a pessoa por toda a vida (não têm cura). Estas podem afetar a saúde física, emocional e a qualidade de vida da pessoa.
           
            Para que se possa prevenir estes problemas é necessário que os jovens compreendam que o sexo deve ser feito de fora segura, ou seja, eles não podem abrir mão de usar devidamente métodos contraceptivos, tais como camisinha, pílula anticoncepcional, Diu, Diafragma, dentre outros e para que se tenha maior eficácia os jovens devem saber lidar com tais métodos, eliminando assim a possibilidade de uma gravidez indesejada e a contração de DSTs.