Introdução

                                         
        A água é indispensável para os seres vivos, já que  sem ela, os animais e plantas morreriam. Serve para beber, para cozinhar, para regar plantas, para nossa higiene e muitas outras coisas.

A água pode apresentar-se em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso.

                     Observe uma animação clicando aqui.



            Na natureza a água dos rios, lagos, mares, poças é aquecida pelo calor do Sol, passando do estado líquido para o estado gasoso e formando nuvens. As nuvens sobem até encontrar um lugar mais frio, quando passam para o estado líquido e caem em forma de chuva.


 
             A água que bebemos e a água que usamos em nossas casas devem ser limpas. Nas cidades há lugares apropriados para tratar e purificar a água, são as chamadas estações de tratamento de água. Nessas estações, a água passa por vários tanques que possuem substâncias (sulfato de alumínio, cal, cloro e flúor) que matam os micróbios. Depois de tratada, a água é distribuída para todas as casas.

           
            Nos lugares onde não há estações de tratamento, é necessário colocar cloro na água ou fervê-la antes de beber. Desse modo, matamos os micróbios e evitamos as doenças.

            A água própria para beber é chamada água potável e deve ser limpa, isto é, não ter sujeiras nem micróbios. Além disso, ela deve ser: sem cor, sem sabor e sem cheiro.

        A água que contém impurezas é chamada poluída e não serve para ser utilizada em nossas casas.

A água contaminada pode transmitir várias doenças, como: cólera, leptospirose, gastroenterites, febre tifóide, giardíase, esquistossomose, hepatite A, amebíase. Todo cuidado é pouco com a água contaminada!