Tarefa

A) Identificar nas questões abaixo o tipo de relação ecológica e justificar a resposta.

1 - A erva-toira é uma planta com raízes sugadoras da seiva elaborada (alimento) existente nas plantas sobre as quais se fixa.

2 - A fêmea do louva-a-deus devora o macho após a cópula (ato sexual).

3 - A ave palito e o crocodilo. A ave palito retira restos de alimentos e sanguessugas existentes entre os dentes do crocodilo. O crocodilo, dessa forma, fica livre deste "incomodo" e nunca tenta comer essa ave.

4 - Grupo de seres vivos invertebrados que vivem juntos e que efetuam divisão de trabalho: caravela portuguesa (celenterado).

5 - Grupo de seres vivos invertebrados que vivem juntos e que não dividem o trabalho: recifes de coral, agrupamento de bactérias, o "bolor" dos alimentos, etc.

6- Se forem lançadas à terra grande quantidade de sementes, ficando estas muito juntas, só algumas plantas se desenvolvem, devido à falta de nutrientes ou de luz.

7 - As abundantes algas castanhas, flutuando no mar dos Sargaços, constituem um refúgio e um local de desova para diversos peixes.

8 - O míldio é um fungo microscópico que se desenvolve nas videiras, pode causar a morte destas plantas e condiciona elevados prejuízos para a agricultura.

9 - A tinha é uma doença provocada por um fungo que pode atacar o couro cabeludo do Homem e de outros animais, provocando peladas.

10 - As plantas carnívoras aprisionam insetos fechando as folhas. Posteriormente iniciam o processo digestivo.

B) Exercícios de múltipla escolha

1 - Em lagos públicos ou simples espelhos d’água é conveniente manter uma população de peixes que se alimentam de larvas para combater a proliferação de larvas de mosquitos. Esse procedimento não poluente é um exemplo de:

a) Simbiose

b) Comensalismo

c) Predatismo

d) Parasitismo

e) Amensalismo

2 - Um tipo de relação ecológica, em que apenas um dos participantes se beneficia sem causar prejuízo ao outro, é a que ocorre entre:

a) Ectoparasitas e seus hospedeiros

b) Predadores e suas presas

c) Os tubarões e os peixes-piloto que se alimentam dos restos alimentares deles

d) As bactérias e os fungos que impedem a multiplicação delas produzindo antibióticos

e) Os ruminantes e as bactérias que vivem em seu tubo digestivo digerindo a celulose.

3 - Em um coqueiral vivem fungos, ratos, cobras e gaviões que, em conjunto, constituem:

a) Uma comunidade com quatro populações

b) Uma comunidade com cinco populações

c) Um ecossistema com quatro populações

d) Um ecossistema com cinco populações

e) Uma população com cinco comunidades

4 -  Os pulgões alimentam-se da seiva elaborada das plantas, introduzindo um tromba sugadora nos vasos liberianos. As formigas por sua vez, aproveitam-se dos excrementos dos pulgões no interior dos formigueiros. As relações ecológicas, observadas entre planta-pulgão e pulgão-formiga são respectivamente:

a) Desarmônica interespecífica e harmônica interespecífica

b) Harmônica intra-especifica e desarmônica interespecífica

c) Harmônica intra-especifica e desarmônica intra-especifica

d) Harmônica interespecífica e harmônica intra-especifica

e) Desarmônica intra-especifica e harmônica intra-especifica

C) Leia o texto e responda o que se pede:

(UFPEL-2004) Pela primeira vez um estudo mostrou, na natureza, como as plantas pedem socorro quando são atacadas por pragas: elas lançam substâncias no ar cujo cheiro atrai animais que atacam os insetos daninhos.  O estudo foi feito com plantas de tabaco selvagem, nos EUA. O trabalho mostrou que a estratégia das plantas foi eficiente: conseguiu reduzir em 90% o número de insetos herbívoros, ao empregar a sinalização por meio das substâncias voláteis. O estudo está na última edição da revista “Science”. “Existem muitos caminhos evolutivos que poderiam explicar essa resposta defensiva”, explicou um dos cientistas responsáveis pela pesquisa. O ataque por insetos herbívoros é um componente da seleção natural, mecanismo que leva à evolução das espécies. Mesmo os herbívoros acabam aprendendo que a emissão da substância pode significar que a planta já está sendo atacada, e evitam ir ali, tanto pela presença de outro inseto se alimentando da planta, como pelo risco de atração de animais que os atacariam. As plantas ganham um benefício duplo: os herbívoros as evitam e os animais predadores são atraídos.

1- Que tipos de relações ecológicas estão ocorrendo, respectivamente, entre o inseto-praga e a planta e entre o inseto-praga e o animal atraído pelas substâncias liberadas pelas plantas? Que tipo de controle utilizado na agricultura se baseia nesta última relação ecológica?

2- Ao não atacar uma planta em que outro inseto já está se alimentando – o que é percebido pela liberação de substâncias de defesa da planta –, que tipo de relação ecológica com o inseto-praga o inseto herbívoro está evitando?