APRENDENDO A SE ALIMENTAR

      

INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO FONTES AVALIAÇÃO CONCLUSÃO


INTRODUÇÃO


                                      


Você deve ter lido ou escutado ultimamente na mídia, algo a respeito de bulimia, anorexia, compulsão alimentar. Se você é magrinho , sua mãe deve estar pegando no seu pé para que coma mais. E , se ao contrário, você está um pouco gordinho, deve estar cansado de houvir sua mãe dizer para você parar de comer besteiras. E aí, o que fazer?
 


Pensando nisso, elaboramos esta webquest para que você possa conhecer mais sobre os alimentos que ingerimos e como surgem os distúrbios alimentares. Comer bem, além de ser prazeroso, é importante para nosso organismo. Uma refeição completa deve ter um pouco de tudo: carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e sais minerais.





TAREFA




Baseado nas informações que você adquiriu ao ler os textos das fontes propostas, responda a questão abaixo e em seguida monte uma dieta adequada para um dos personagens a seguir.

 



      1. Juninho é um adolescente super ativo. Ele adora praticar esportes e é exatamente isso que ele faz todos os dias depois da escola. Segundas e quartas ele pratica futebol durante uma hora e meia; terças e quintas ele joga basquete durante duas horas. Juninho tem 14 anos e 1,60 m de altura.  Atualmente ele pesa 52 kilos.
      1. Clara é uma adolescente normal, ela gosta de dança e por isso pratica balet, mas não é obsecada por exercicios fisicos. Ela tem aulas de balet duas vezes por semana durante uma hora e o restante do tempo ela estuda, faz deveres de casa e vai a aula de inglês. Clara tem 15 anos e 1,67m de altura. Atualmente ela pesa  52 kilos.

 

      1. João é um adolescente que ama computadores e evita exercicios fisicos! Ele passa suas tardes, após o colégio, grudado na telinha jogando, conversando com amigos, mexendo no orkut… os únicos músculos que movem-se durante todo esse tempo são os que comandam seus dedos no teclado! Joâo tem  13 anos, 1,55m de altura e atualmente pesa 63 kilos.

Questão: Algum dos personagens acima corre risco de desenvolver um distúrbio alimentar? Justifique sua resposta.


PROCESSO


1 - Formem grupos de 3 a 4 alunos
2 - Pesquisem sobre o assunto nos links sugeridos.
3 - Escolham um dos 3 personagens
4 - Elabore uma cardápio para 5 dias da semana para este personagem de acordo com os seguintes critérios:

  • Defina o nº de refeições diárias
  • Cada refeição deverá conter no mínimo 2 opções de cada grupo de alimentos. Lembre-se que um mesmo alimento pode ser classificado em mais de um grupo.
  • Cálcule o peso ideal sugerido para este personagem (Tabela1). Verifique se opeso atual do personagem está de acordo.
  • Cálcule o consumo de calorias diárias deste personagem. Para fazer este cálculo você deverá calcular a Taxa Metabólica Basal (Tabela 2) + o Nº de Calorias Despendidas em Atividades Físicas  (Tabela3) + Taxa Ocupacional ( esta taxa corresponde a 20% do valor da Taxa Metabólica Basal.

FONTES


http://www.canalkids.com.br/alimentacao/index.php3
http://drauziovarella.ig.com.br/
http://www.afh.bio.br/digest/digest5.asp


AVALIAÇÃO



  • participação
  • interesse manifestado
  • organização do trabalho no interior do grupo
  • integração de sugestões individuais, no grupo
  • cooperação
  • criatividade

CONCLUSÃO


Acreditamos que com este trabalho vocês aprenderam que é possivel ter uma alimentação e saborasa ao mesmo tempo. Afinal, existe uma variedade enorme de alimentos saudáveis que possuem as substãncias essênciais ao nosso organismo. Sendo assim, não coloque sua saúde em risco, nem por falta ou por excesso de alimentos. Que tal colocar em prática o que vocês aprenderam aqui? Verifique como anda a sua alimentação. Verifique se vocês estão ingerindo algum grupo de alimento em excesso e esquecendo-se de outros.  Lembre-se: "Saúde é o que interessa, o resto a gente corre atrás" .