PROCESSO

As atividades devem ser realizadas em grupos de no máximo 4 alunos. O grupo deverá ter um líder, que acompanha e informa os outros integrantes o andamento da tarefa.

Etapa 1: Cartilha

Para elaborar a cartilha, você terá que colocar alguns itens para conscientizar as pessoas sobre a importância da coleta seletiva e como deve ser processada esta coleta, você deverá seguir este roteiro:

·                     A importância da reciclagem para o meio ambiente e como podemos contribuir;

·                     O impacto do lixo sólido depositado de maneira inadequada;

·                     Formas  de separação do lixo sólido;

·                     Como o lixo deve ser coletado;

·                     O direcionamento do lixo nas empresas de reciclagem;

·                     Tempo que cada material (papel, alumínio, plásticos,etc) leva para se decompor na natureza;

·                     A cartilha pode conter figuras para exemplificar as informações ou ainda para sensibilizar o leitor;

Etapa 2: Construção de objetos, móveis, brinquedos ou jogos com       materiais reutilizáveis

Podem ser utilizados materiais alternativos, como por exemplo, garrafas pet, papel e latas. Com ajuda das fontes, pesquise na Internet sugestões de produtos construídos com materiais reciclados e as características importantes do material escolhido por seu grupo. Apresentar para a classe:

·                     Qual a matéria prima utilizada na produção;

·                     De que forma o material é produzido;

·                     Qual a utilização do produto construído;

·                     Quais as vantagens da reciclagem para o homem e para a natureza;

Etapa 3: Cartazes

O objetivo desta tarefa é conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da reciclagem para o meio ambiente e disseminar este conhecimento aos moradores da região.
            Fica a critério dos grupos a quantidade de cartazes a serem produzidos.
            Confeccionar os cartazes em folhas de papel Kraft ou jornal.

Sugestões:

·   Podem ser abordar os temas de reciclagem e coleta seletiva;

·   Divulgação das cores convencionais para a coleta seletiva;

·   Criação de “slogans” ou propagandas que orientem os alunos e    a comunidade sobre a coleta seletiva.