INTRODUÇÃO


            Não há como um ser humano não produzir lixo. Mas nem todo material descartado no seu prédio, na sua casa, na sua escola, ou ainda aquele que vai para o lixão municipal, aterros sanitários ou beira de rios é lixo. Precisamos parar e rever a nossa opinião sobre o que é e o que não é lixo.

Aqui no Brasil, a maior parte do lixo produzido (cerca de quase 80%) vai para os lixões sem receber nenhum tipo de tratamento, o que causa vários problemas ao nosso meio ambiente, dentre eles a contaminação das águas subterrâneas e dos rios pelo líquido que é liberado quando o lixo se decompõe (também chamado de chorume), além da contaminação do ar pelos gases poluentes que também são liberados.

Os materiais que chamamos de biodegradáveis são aqueles que podem ser decompostos pela ação dos seres vivos que chamamos de decompositores (bactérias e fungos são os principais deles). Eles conseguem comer a matéria orgânica que existe no lixo. Mas o problema é que essa reciclagem natural está sendo ameaçada pela grande quantidade de lixo que está sendo produzida, já que a maioria dos produtos que fazem parte deste lixo não é biodegradável, ou seja, é composta de plásticos, latas, vidros, metais... os nossos amigos decompositores não conseguem comer esse tipo de material, fazendo com que eles demorem vários anos para serem decompostos.

A melhor solução para o lixo é ter menos lixo: a reciclagem é indispensável!

         Reciclagem é o conjunto de técnicas que tem por finalidade aproveitar alguns materiais do lixo que seriam jogados fora e não seriam mais aproveitados. A reciclagem é um processo fundamental. Precisamos saber que o lixo tem lugar certo para ser depositado e para isso devemos aprender como separá-lo e classificá-lo. Logo, podemos fazer a coleta seletiva.

         Descobrir como a reciclagem pode nos ajudar a proteger o meio ambiente é o mais importante agora. Nosso objetivo é entender o que é a coleta seletiva e como podemos tirar vantagens dela. Devemos conscientizar a todos sobre o papel de cada um nesta importante tarefa !! Vamos lá ?!