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Conhecendo as
plantas: um estudo de botânica
Uma WebQuest para 6ª série do Ensino
Fundamental (Ciências)
Elaborada por:
Bruna De Pieri, Isabela Jardim, Rachel Rodrigues e Rafael Fantoni.
chicbh@gmail.com
Introdução | Tarefa | Processo | Fontes | Avaliação | Conclusão | Créditos
Introdução
Botânica é o estudo científico da vida das plantas e
algas. Como um campo da biologia, é também muitas vezes referenciado como a Ciência das
Plantas ou Biologia Vegetal. A Botânica abrange várias disciplinas científicas que
estudam crescimento, reprodução, metabolismo, desenvolvimento, doenças e evolução da
vida das plantas.
Plantas, são seres vivos fotossintetizantes, que produzem seu próprio alimento, e são
adaptadas basicamente para a vida na terra. Divididas em dois grupos, plantas sem e com
sementes ( Gimnospermas e Angiospermas) podem ainda formar ou não flores. São formadas
por alguns órgãos, as partes das plantas, que são: raiz, caule, folha, flor, fruto e
semente. A raiz é responsável pela fixação da planta no solo e absorve nutrientes. O
caule dá sustentação às outras partes do vegetal. A folha recebe a luz solar para a
fotossíntese. É na flor que se encontram os órgãos sexuais da planta, o
carpelo(feminino), composto por estigma, estilete e ovário, e os estames, compostos por
filete e e antera(masculino). O fruto protege a semente, que é a forma de reprodução
dos vegetais.
Polinização é o ato da transferência de grãos de pólen de uma flor para o estigma de
outra flor, ou para o seu próprio estigma. Pode-se dizer que a polinização é o ato
sexual das plantas, já que é através deste processo em que o gameta masculino pode
alcançar e fecundar o gameta feminino. Depois da fecundação, se forma a semente, que
pode encontrar um local adequado para germinar e gerar uma nova planta.
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A Tarefa
O contato com plantas é constante na nossa vida. Mas todos
sabemos as características básicas dos vegetais? Como se chama aquela parte da planta
que sustenta todo o resto dela? Como as plantas se reproduzem?
Para realizar essa WQ, o aluno deverá ser capaz de identificar as
partes das flores e das plantas, saber como se dá a polinização, nomear os órgãos e
as estruturas dos vegetais.
No final da tarefa, o aluno deverá montar uma cruzadinha
utilizando 10 (dez) termos vistos nos textos sobre plantas, identificar as estruturas
apontadas nos desenhos que seguem na página Processo, apresentar 2 (duas) adaptações
das plantas para o processo de polinização e responder a charada proposta.
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O Processo
Para desenvolver a tarefa, os alunos deverão montar grupos de
4(quatro) pessoas e seguir os seguintes passos, após a consulta aos sites relacionados em
Fontes:
Questões:
- Escolham 10 palavras relacionadas com o reino vegetal para montar a
cruzadinha. Em uma folha A4,
desenhem a cruzadinha e montem as perguntas dela.
- Cite 2(duas)
adaptações das flores para o processo de polinização.
- Identifique as
partes das plantas na seguintes figuras:
4. Resolva a seguinte charada, identificando o grupo a qual pertence esta planta:
"Sou uma plantinha bem comum, tenho raiz, caule, flores, folhas e sementes, mas
não tenho fruto. Me chamam na maioria das vezes de pinheiro. De qual grupo
sou?"
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Fontes
Para e execução da tarefa, o aluno poderá consultar as seguintes
fontes:
http://www.biomania.com.br/bio/conteudo.asp?cod=1447
http://www.biomania.com.br/bio/conteudo.asp?cod=1440
http://www.consulteme.com.br/biologia/menu_botanica.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Angiosperma
http://www.biomania.com.br/bio/conteudo.asp?cod=1286
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Avaliação
Os critérios de avaliação da atividade serão os seguintes:
Critério |
Nota 1 |
Nota 2 |
Nota 3 |
Nota 4 |
Cruzadinha |
Tarefa
incompleta ou mal feita. |
Desorganização
e termos muito comuns. |
Cruzadinha bem
feita, mas com termos muito comuns. |
Cruzadinha bem
feita, com termos interessantes. . |
Polinização
|
Tarefa
incompleta. |
Respota completa
e sem criatividade. |
Resposta
incompleta e criativa. |
Resposta
completa e criativa. |
Identificação
|
Tarefa
incompleta. |
A minoria das
partes identificadas. |
A maioria das
partes identificada. |
Todas as partes
identificadas. |
Charada
|
Tarefa
incompleta. |
|
|
Tarefa completa,
com resposta correta. |
Total |
Atividade incompleta.
|
Atividade
em sua maioria completa, sem criatividade. |
Atividade em sua
maioria completa, com criatividade. |
Atividade
completa, criativa e organizada. |
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Conclusão
Através desta WebQuest, os
alunos terão maior conhecimento dos grupos vegetais, Gimnospermas e Angiospermas. Diante
dessa abordagem, os temas discutidos serão: morfologia, fisiologia, reprodução e
importância evolutiva. Para a complementação desta atividade, o estudante poderá
implementar a questão da importância ambiental na WebQuest.
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Créditos
& Referências
Para o desenvolvimento desta atividade foram utilizadas as
seguintes fontes:
http://www.enchantedlearning.com/language/spanish/label/floweringplant/answers.GIF
http://baixaki.ig.com.br/imagens/wpapers/BXK2035_bromelia800.jpg
http://web.educom.pt/~pr1305/planta_partes.gif
http://www.biomania.com.br/bio/conteudo.asp?cod=1286
http://www.consulteme.com.br/biologia/menu_botanica.htm
http://www.nucleodeaprendizagem.com.br/botanica2.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Poliniza%C3%A7%C3%A3o
Nota
sobre WebQuest
A WebQuest
é um tipo de atividade de pesquisa baseada na WWW (World Wide Web), criada por Bernie
Dodge, professor de tecnologia educacional da San Diego State University (SDSU), nos
Estados Unidos.
Para saber mais sobre essa forma de uso da Internet na educação,
visite o Webquest
Portal.
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Essa WebQuest poderá ser copiada para
uso off-line desde que não se alterem
seus aspectos e sua estrutura e que a autoria seja referenciada.
Algumas URL podem ser
alteradas sem que o autor da WebQuest tenha conhecimento prévio do fato.
As atualizações periódicas da WebQuest são uma estratégia para atualizar os
endereços de Internet utilizados na atividade. Contudo o autor da webquest não
pode ser responsabilizado por mudanças nas URL.
Última atualização em 07 de
Setembro de 2006.
Baseado num modelo de The WebQuest Page.
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