Digestão e um processo de transformação de moléculas de grande tamanho, por hidrolise enzimática, liberando unidades menores q podem ser absorvidas e utilizadas pela célula. Dessa forma proteínas, gorduras e carboidratos são desdobrados em aminoácidos, ácidos graxos glicerol e glicose, respectivamente.

 

O tubo digestivo humano é composto pela seguinte seqüência de órgãos: boca, faringe, esôfago, estomago, intestino delgado, intestino grosso, reto e anus.

 

 

 

 

 

                   

 

 

 

 

 

 

A digestão começa pela boca, com o alimento sendo ingerido e fraguimentado pelos dentes ( em um processo denominado mastigação), e sofrendo a ação enzimática das saliva q é produzida pelas glândulas salivares.

                 

( uma pessoa adulta tem 32 dentes: 4 incisivos, 2 caninos, 4 pré-molares e 6 molares)

 

Após ter sido devidamente umedecido e lubrificado pela saliva (insalivação), o bolo alimentar passa pela faringe em direção ao esôfago (deglutição), sob a ação da musculatura faringiana. Para não haver a passagem de alimento para o sistema respiratório, a epiglote fecha a glote, orientando a passagem de o bolo alimentar para o esôfago.

      

A musculatura lisa do esôfago contrai-se lenta e ritmicamente, empurrando o bolo alimentar em direção ao estomago (peristaltismo). No estomago o suco gástrico, produzido pelas células parietais, passa a exercer a sua ação digestiva. O bolo alimentar misturado ao suco gástrico e umedecido pelo muco secretado pela parede estomacal, assume um aspecto de uma pasta acida, chamada quimo (quimificaçao).

 

 

 

 

 

                       

 

 

 

 

 

 

 

Ao passar para o intestino delgado o quimo terá a ação de três sucos digestivos para finalizar a digestão dos alimentos: Suco pancreático, suco entérico e bile. Começa-se a absorção dos nutrientes pelas vilosidades intestinais, assim alimenta-se a superfície de absorção.

 

 

 

 

 

 

 

                   

 

 

 

 

 

 

 

Após a absorção dos resíduos úteis pelo intestino delgado, os restos alimentares são enviados (peristaltismo) ao intestino grosso, misturados com grande quantidade de água e sais, que são quase totalmente absorvidos pelas paredes do intestino grosso. Por fim os restos (fezes) são liberadas pelo anus.

 

 

                   

Voltar