PARASITAS  ENCONTRADOS NA ÁGUA E NO SOLO


Introdução:

                             

Parasitas são  organismos que vivem em associação com outros aos quais retiram os meios para a sua sobrevivência, normalmente prejudicando o organismo hospedeiro, conhecido por parasitismo.
São vários parasitas encontrados na água e no solo, que causam alguns tipos de doenças. Essas podem levar a morte ou não, quando não tratadas.

São exemplos de parasitoses da água:

º Cólera
º Hepatite A
º Amebíase
º Esquistossomose

São parasitoses do solo:

º Amarelão
º Bicho Geográfico

Faremos uma breve descrição de todas as parasitoses relacionadas.

CÓLERA:

Uma doença causada por bactérias, e estas podem assumir formas esféricas (cocos), em forma de bastonete (bacilos) ou de espiral (espiroquetas).



Formas de bactérias

O Vibrio cholerae(nome do parasita), é transmitido principalmente atavés da ingestão de água  ou alimentos contaminados.na maioria das vezes a pessoa não sente sintomas ou  produz diarréia de pequena intensidade. Se não tratada, a pessoa  pode morrer desidratada  por perder muita água na diarréia.


      Lavar frutas, verduras e cozinhá-las bem

HEPATITE A:

A infecção pelo vírus da hepatite A pode causar uma série de sintomas, que variam desde uma infecção leve, sem sintomas, até hepatite grave e morte. Os sintomas mais comuns incluem febre, calafrios e sensação de fraqueza generalizada. Outros sintomas: anorexia, náuseas, icterícia (amarelamento dos olhos e da pele), urina escura, fezes de cor clara, dor abdominal e fadiga.

           
                                                                                                                       Náuseas

Existe vacina para hepatite A, que deve ser tomada periodicamente


AMEBÍASE:


É uma infecção por parasita ou protozoário que acomete o homem podendo ficar restritao intestino, tendo como principal sintoma a diarreia, ou não causando sintomas diferentes dependendo do orgão "invadido". no entanto o orgão comprometido é o fígado.






Principal órgão afetado pela ameba (fígado).


ESQUISTOSSOMOSE:

É transmitida pelo caramujo, e no homem o parasita se desenvolve e se aloja nas veias do intestino e fígado causando obstrução das mesmas, sendo esta a causa da maioria dos sintomas da doença que pode ser crônica e levar a morte.





                                                                            Água contaminada com o caramujo transmissor

                                            Dores de cabeça


                                                                                    aumento do fígado e baço

AMARELÃO:

É também conhecida como doença do Jeca, pois foi citada por Moneiro lobato em seu livro em que tal personagem apresentava os sintomas do amarelão(anemia,fraqueza,palidez,cansaço e desânimo).


“Jeca Tatu era um pobre caboclo que morava no mato, numa casinha de sapé.  Vivia na maior pobreza, em companhia da mulher, muito magra e feia, e de várias filhinhas pálidas e tristes. Um dia, um doutor portou lá por causa da chuva e espantou-se de tanta miséria. Vendo o caboclo tão amarelo e chucro, resolveu examiná-lo.
– Amigo Jeca, o que você tem é doença.  
– Pode ser. Sinto uma canseira sem fim, e dor de cabeça, e uma pontada aqui no peito que responde na cacunda.
– Isso mesmo.  Você sofre de anquilostomíase.
– Anqui... o quê?
– Sofre de amarelão! (...).”


Personagem Jeca Tatu


BICHO GEOGRÁFICO:


A larva migrans, conhecida popularmente como bicho geográfico,é uma doença causada por parasitas intestinais do cão e do gato. Ao defecar mna terra ou areia, os ovos eliminados nas fezes transformam-se em larvas. Estas,penetram na pele do homem causando a doença.



Larva na pele formando desenhos






Evite levar cães nas praias