Para a realização do trabalho é necessário primeiramente um posicionamento frente às opções. Após esta escolha, os alunos devem chegar a um consenso á respeito de quais pontos serão explorados diante do tema abordado.

Ecólogo extremo:

Você é um ecólogo que acredita na preservação ao extremo, acredita que assim como os índios o homem é capaz de viver sem destruir os seres vivos e seus habitats. Acredita que a mata é capaz de nos fornecer tudo que necessitamos sem que precisemos de destruí-la.

A nossa vida e atitude devem ser baseadas em comunidades auto sustentáveis onde só se produz aquilo que se necessita, não existindo a idéia de supremacia, poder e consumismo.

Empresário:

Você é um empresário que acredita que o desenvolvimento só ocorre aliado ao melhor aproveitamento dos recursos existentes. Pensa que os recursos naturais foram criados para serem usufruídos de forma a melhorar a condição de vida humana. Além disso, o seu empreendimento oferece emprego e desenvolvimento para a população da região amazônica.

Acredita que a diferença social se dá pela diferença de esforço, acha justas as pessoas que correm atrás do seu dinheiro. Afirma que usufruir o dinheiro da melhor maneira possível, vivendo cada momento da vida como se fosse o único não é errado. Para ele, cada geração deve construir seu patrimônio com os recursos existentes no ambiente em que vivem.

Para sustentar o ponto de vista escolhido deve-se acessar os sites selecionados em Fontes para dar maior credibilidade à apresentação que será feita por vocês.