Para desenvolver a tarefa os alunos deverão se dividir em grupos de no máximo 5 alunos e utilizar um computador com acesso à internet e seguir os seguintes passos.

- Leitura dos textos:
Primeiramente os alunos deverão ler os textos disponibilizados nos sites na página ''fonte'' , onde também se encontram  alguns  links que permitirão mais fontes para pesquisa.

- Seleção de  material para o bloco de notas:
Durante a leitura, os alunos deverão selecionar os materiais julgados mais importantes e armazenando-os para a futura confecção da apresentação dos slides.

- Apresentação dos slides:
Os grupos deverão abordar a atual situação da floresta amazônica quanto à sua preservação e os principais problemas que tem enfrentado com relação à devastação. No final desta apresentação, que deverá conter no mínimo 15 minutos e 10 slides os grupos deverão apontar possíveis alternativas para conter o desmatamento desenfreado da floresta.