Atualmente, pelo menos 300 milhões de pessoas contraem malária por ano em todo o mundo. Destas, cerca de 1,5 a 2 milhões morrem.
       Quase 3 mil crianças morrem por dia de malária na África. A malária está presente, também, em mais de 90 países, embora com prevalência diferente. Os mais comprometidos são Índia, Brasil (cerca de 300 mil casos/ano), Afeganistão e países asiáticos, incluindo a China. A malária é tipicamente uma doença do mundo subdesenvolvido. Já desapareceu da Europa e da América do Norte, onde vicejou até a metade do século XX. No Brasil, a malária é endêmica na Amazônia Legal (
Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins)mas, devido aos movimentos migratórios feitos por trabalhadores, eventualmente, surgem focos da doença em outras regiões como o sudeste. 
      A Webquest é  utilizada como posibilidade de levar informação de modo prático e interessante sobre a malária, uma doença que pode ser fatal se não tratada adequadamente e que até hoje não existe vacina. O controle do mosquito anophelino é fundamental para o controle da propagação da doença. Como é uma doença considerada de países emergentes e subdesenvolvidos  e o gasto com pesquisas e métodos de controle ficam muito aquém do necessário. Uma possibilidade de diminuir a inscidência da malária é a conscientização da população.