Introdução
 Besouro na Flor Azul     
Clique para ampliar  
 
As borboletas são atraídas pela cor ou pelo perfume das flores e vão a elas em busca de alimento, o néctar. Ao fazerem isso, transportam grãos de pólen de uma flor para outra. Esse processo é a polinização. Ela também é realizada por outros seres como as abelhas, os beija-flores, besouros, alguns tipos de morcego, o homem e outros. O vento e a água também realizam esse trabalho.
 
Dessa maneira, podemos dizer que existem dois tipos principais de polinização, cada qual com seu personagem e sua flor característica. Assim, resumidamente, a transferência de pólen pode ser realizada com auxílio de seres vivos ou através de fatores ambientais e podemos perceber nítidas diferenças entre as flores que são polinizadas por agentes específicos.
 
Esses polinizadores podem ser os Animais ou a própria Natureza, clique nos nomes sublinhados para saber mais sobre eles.

Somente por meio da polinização as flores são fecundadas e os ovários se transformam em frutos com semente. Quanto maior o número de flores fecundadas, maior será a produção de frutos e sementes que garantem a continuidade da espécie.