Autores:

Maria Inês Vilhena

Contato:

trsaochico@yahoo.com.br

Para realizar essa tarefa vocês podem se organizar em grupos. O aconselhável é formar grupos com no máximo três integrantes.

1- Inicialmente, vocês devem ler o texto disponível na Introdução para se ter uma idéia da abrangência da Transposição do Rio São Francisco. Durante a leitura, fiquem atentos às informações que poderão ser relevantes para a Transposição.

2- Você poderá escolher uma entre 03 tarefas, na qual você gostaria de executar.

a) Tarefa 01: O aluno deverá escolher se é a favor ou contra a Transposição do Rio São Francisco.

b) Tarefa 02: O aluno deverá assumir uma posição num contexto econômico, social ou ambiental, apresentando argumentos convincentes e persuasíveis a favor ou contra a transposição das águas do rio São Francisco.

c) Tarefa 03: O aluno deverá avaliar os prós e contras sobre a Transposição e tentar conciliá-los na busca de uma possível solução para o impasse criado.

3- Você deve escrever um texto dissertativo-argumentativo de no máximo 15 linhas (sobre a tarefa escolhida) e enviar para o e-mail do professor(a).

Dicas para o texto dissertativo-argumentativo:

• procede à analise de um assunto e, ao mesmo tempo, defende o ponto de vista do autor a respeito desse assunto;
  • pode ser construído de forma dedutiva ( do geral para o particular) ou indutiva (do particular para o geral);
  • convencionalmente apresenta três partes: introdução (na qual é apresentada a tese ou idéia principal, se a construção for dedutiva), desenvolvimento e conclusão;
  • linguagem clara, objetiva e impessoal, de acordo com o padrão culto formal da língua;
  • verbos predominantemente no presente do indicativo.